Saudade

Isso tudo é saudade?
Mas saudade do que?
Saudade de quem?
Tanta coisa que foi,
Tanta coisa que vem,
E tanta coisa que está chegando.
A saudade é de alguém que acabei deixando,
Para ser esse alguém que eu sou hoje.
Um alguém com saudade.
Com tantas saudades de alguéns,
Uns outros que ficaram no tempo.
Saudade de mim mesmo.
Saudade do que era bom.
Isso tudo é saudade?

Saudade do menino e da mãe,
Saudade do amigo e da infância,
Saudade do parque e do chocolate quente,
Saudade do colégio e da volta para casa.
Saudade das festas que já se foram,
Das pessoas que já passaram,
Das situações que me mudaram,
Daquele lindo céu laranja e cheio de nuvens.
Saudade da tinta no banheiro,
E do momento de angústia e desespero,
Por que não conseguiria entregar completo um trabalho.
Saudade do meu escapulário,
Que ganhei da minha avó,
Que eu também tenho saudade,
Quantas noites passávamos juntos, não é mesmo nona?
Essa saudade subiu à tona!

Saudade da biblioteca municipal ali no centro,
Cheia de suas prateleiras, mesas e vidros com moldura vermelha.
Saudade de se arrepender de fazer besteira.
Saudade do curso de inglês,
De me contentar com cinco reais por mês,
Ter um rádio azul e pequeno para ouvir música,
Enquanto todos meus amigos estão na festa de madrugada,
Saudade da minha primeira pessoa amada,
E todo aquele sentimento tão colorido,
Você com um belo vestido,
Entrando na igreja para o nosso casamento,
Saudade das chuvas com vento,
Onde corríamos no milharal do vizinho,
Fugindo de um furacão imaginário,
Saudade daquele calendário,
Que eu tirava as folhinhas todos os dias.

Saudade da sopa de batata da minha mãe,
Que enchia-me de vida após uma febre,
E do toque dela bem de leve,
Me dando um beijo para dormir,
A saudade de você já vai me destruir,
Você é mais do que uma bela saudade.

Saudade do meu cabelo vermelho, azul, preto,
Do verde e do laranja e do cinzento,
Do pé de romã que tinha atrás de casa,
E do pé de vergamota, do pé de caqui,
Do pé de pera que eu nunca subi.

Saudade. Saudade do que?
Daquilo tudo que fez eu ser o que sou hoje.
Um homem todo presente e saudade,
Um homem todo futuro e solidez.
Um homem que ama sem maldade,
E ama tudo aquilo que sempre fez.
Isso tudo é saudade?
Sim. Isso tudo foi saudade.

By: Vinicius Osterer
Feito em 01 de Outubro de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas